Thursday, April 25, 2024

StemMapper trata-se de uma base de dados que acelera e simplifica a pesquisa, comparação e visualização de grandes quantidades de informação por parte dos investigadores.

Um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina, da Universidade do Algarve, acaba de desenvolver uma ferramenta informática que permite o acesso e análise de grandes conjuntos de dados de expressão genética.

Tendo os dados transcriptómicos assumido um papel fundamental enquanto recurso de trabalho e investigação para biólogos e para uma vasta audiência de investigadores a trabalhar em áreas como a do envelhecimento, do desenvolvimento embrionário, da diabetes, do cancro ou até mesmo de doenças neurodegenerativas, um dos problemas encontrados continua  a ser o do acesso e da demora na análise da informação.

Ao criar a ferramenta StemMapper, uma base de dados de expressão genética, o grupo de investigadores, liderado por Matthias Futschik, pretende facilitar a tarefa de milhares de cientistas que, diariamente, recolhem e analisam este tipo de dados.

Esta aplicação permite, assim, que antes de ser disponibilizados, os dados sejam individualmente tratados facilitando a tarefa de pesquisa, comparação e visualização interativa aos utilizadores.

Um exemplo da valiosidade desta ferramenta é a descoberta de um conjunto de putativos novos marcadores da linhagem dos astrócitos (células mais abundamentes do sistema nervoso).

A ferramenta, que acaba de dar origem a um artigo científico publicado na revista Nucleic Acids Research (NAR), da Universidade de Oxford, abre agora caminho para novas abordagens e avanços na área da investigação em células estaminais e encontra-se disponível, gratuitamente, e para uso da comunidade científica em https://stemmapper.sysbiolab.eu.

Tags: , , , , , , , , , , , ,