Saturday, April 20, 2024
Banner Top

Om Rathore, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina, acaba de receber uma bolsa da Federação Europeia de Bioquímica, com o projeto Use of iCLIP to define the in vivo RNA binding sites of Salsa. O projeto envolve uma estadia no Laboratório de Biologia Molecular, em Mainz, na Alemanha, e tem como objetivo compreender o processo de divisão celular na Drosophila, a mosca da fruta. Tratando-se este organismo, em termos genéticos, de um organismo muito semelhante ao dos seres humanos, e constatando-se que muitos dos genes da mosca têm os seus homólogos nos genes humanos, o investigador debruçar-se-á sobre o estudo deste processo por forma a compreender qual a função da divisão celular no desenvolvimento de determinadas doenças.

 

Tendo em conta que 50% das doenças genéticas são causadas por “erros” no processo de divisão celular, o investigador tenta compreender de que modo se desenvolvem estas doenças para que, com base neste conhecimento, se possa, no futuro, pensar o  desenvolvimento de novos biomarcadores, de novas abordagens e de novas terapias.

 

Recorde-se que as bolsas de investigação atribuídas pela Federação de Bioquímica são das mais conceituadas na área, a nível europeu.

 

Tendo em conta que 50% das doenças genéticas são causadas por “erros” no processo de divisão celular, o investigador tenta compreender de que modo se desenvolvem estas doenças para que, com base neste conhecimento, se possa, no futuro, pensar o desenvolvimento de novos biomarcadores, de novas abordagens e de novas terapias.

Banner Content
Tags: , , , , , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment