Thursday, April 25, 2024
Banner Top

O Centro de Investigação em Biomedicina leva a cabo, no próximo dia 20 de junho, pelas 12h30, no Campus de Gambelas, mais uma sessão do Ciclo “Distinguished Seminars”. Desta feita, o seminário será ministrado por Clévio Nóbrega, docente e investigador no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, da Universidade do Algarve, e terá como principal tema as doenças neurodegenerativas e as possíveis abordagens terapêuticas baseadas em estratégias para contra-atacar a doença em diferentes fases do seu desenvolvimento.

 

Recorde-se que o investigador do CBMR trabalha com um conjunto de nove doenças raras e incuráveis, entre as quais se encontram o Alzheimer, a doença de Machado-Joseph, entre outras.

 

 

Título: Doenças neurogenerativas: Aprendendo com a patogenese molecular para desenvolver novas terapias.

 

Sobre a palestra: As doenças poliglutaminas são um grupo de nove doenças neurodegenerativas raras e incuráveis, causadas por uma expansão anormal do gene CAG, que codifica um tracto PolyQ nas suas respectivas proteínas. As proteínas anormais tendem a agregar-se, formando agregados protéicos insolúveis, o que é uma característica fundamental das doenças PolyQ. Estes agregados estão na base da cascata de eventos que conduz à degeneração neuronal e à morte, envolvendo o comprometimento e a desregulação de vários sistemas celulares, incluindo a autofagia, proteostase, transcrição, função mitocondrial e sinalização.
O conhecimento acumulado acerca destes mecanismos tem permitido um esforço de investigação na procura de possíveis abordagens terapêuticas baseadas em estratégias de contra-atacar a doença em diferentes fases da patogenese molecular.
O nosso principal objetivo é desenvolver sistemas avançados de terapias baseados em terapia génica para doenças PolyQ, contribuindo para a compreensão dos eventos moleculares que levam à neurodegeneração.

Banner Content
Tags: , , , , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment