Saturday, April 20, 2024

O Mestrado Integrado em Medicina, da Universidade do Algarve, celebra 10 anos, com ele damos-lhe a conhecer os 10 mitos e as 10 verdades sobre a formação destes profissionais de saúde.

O curso de Medicina da UAlg deu os primeiros passos em 1998, mas foi em julho de 2008 que foi anunciado publicamente pelo Primeiro-ministro, em visita à UAlg, acompanhado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e pela Ministra da Saúde. Apesar de já contar com 10 anos de existência e de ter um impacto muito positivo na sociedade algarvia e no país, existem ainda muitos mitos em torno deste Mestrado Integrado. Para esclarecer dúvidas, deixamos aqui alguns deles:

1 – O Curso de Medicina da Universidade do Algarve já fechou

O Curso de Medicina da UAlg está aberto, em permanência, há 10 anos.

2 – Os formados em Medicina pela Universidade do Algarve não serão médicos iguais aos outros

No final do curso os médicos da Universidade do Algarve integram a carreira médica como todos os outros.

3 – O curso só forma médicos de família.

Os médicos formados na Universidade do Algarve vão para todas as especialidades médicas.

4 – Qualquer pessoa com uma licenciatura pode concorrer.

Só os licenciados em Ciências podem concorrer a Medicina na Universidade do Algarve.

5 – Os médicos formados na Universidade do Algarve só podem trabalhar no Algarve.

Já há médicos formados pela Universidade do Algarve a trabalhar em todo o país e espalhados pela Europa.

6 – É mais fácil entrar em Medicina na Universidade do Algarve.

Só 1 em cada 8 candidatos consegue entrar em Medicina na Universidade do Algarve.

7 – O curso é só para pessoas do Algarve.

A Medicina na Universidade do Algarve conta com alunos de todo o país e, inclusive, do estrangeiro.

8 – O curso é mais voltado para a investigação.

O curso valoriza a investigação como complemento à formação médica.

9 – O curso de Medicina da Universidade do Algarve não é reconhecido pela Ordem dos Médicos.

A Ordem dos Médicos já reconheceu que o Curso de Medicina da Universidade do Algarve forma médicos com qualidade.

10 – É um curso para quem não conseguiu entrar em Medicina.

O curso de Medicina da Universidade do Algarve só selecciona quem tem vocação para Medicina.

Tags: , , , , ,