Tratam-se de seis apps, disponíveis para iOS e Android, que, não sendo alternativas à terapia, podem ajudar a facilitar as batalhas do dia-a-dia.
1. TALKSPACE
Se anda a sentir-se assoberbado ou precisa de ajuda para controlar a ansiedade, esperar alguns dias para falar com alguém pode parecer uma eternidade. O Talkspace permite aos utilizadores entrar em contacto anonimamente com terapeutas licenciados. O programa tem várias opções de planos pagos, desde terapia por mensagens a terapia por videochamada.
2. COGNI
A proposta do Cogni é anotar os seus sentimentos marcantes e variações de humor. Com o passar do tempo, a app faz um registo de padrão de comportamentos. Desta maneira, o utilizador consegue perceber o que o deixa feliz ou triste, por exemplo, e poderá trabalhar maneiras de dosear as más sensações e procurar mais felicidade.
3. ZEN
Com músicas e vídeos para relaxamento, o Zen é uma aplicação para procurar o bem-estar do corpo e da mente e conta com um termómetro de emoções, mantras e guias para meditação. A versão paga oferece funções especiais e custa cerca de cinco euros por mês.
4. SPIRITUAL ME
Como o próprio nome diz, o Spiritual Me foca-se na meditação e ensina os passos necessários para a técnica, “com foco na consciência plena e positivismo”. Há ainda as funcionalidades de registar o progresso pessoal, e acesso a livros espirituais.
5. HAPPIFY
O principal objetivo do Happify é fazê-lo sentir-se “mais feliz”. Os utilizadores começam por fazer um teste que determina em que fase estão e como tendem a abordar situações difíceis e stressantes. Depois, a app sugere um caminho, com base nas respostas. Para seguir em frente, terá de completar exercícios de gratidão, meditar e aprender muito sobre si mesmo.
Apesar de não haver nenhum substituto à altura da terapia ‘ao vivo’, o 7 Cups Of Tea pode ajudar naqueles momentos em que simplesmente precisa de falar com alguém. Quando faz log in, a app põe-no em contacto com um terapeuta (ou ouvinte), com quem pode falar sobre o que bem entender. Têm ainda a possibilidade de escolher alguém com base em interesses ou experiências de vida.
Fonte: Activa