Tuesday, August 21, 2018
Banner Top

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) convidou Wolfgang Link para falar sobre o combate que a Ciência faz ao cancro, desvendando um pouco da sua própria investigação, no próximo dia 6 de Abril, às 20h30.

 

Esta palestra será a primeira do novo programa Ciência4All, dirigido sobretudo, à comunidade estrangeira residente no Algarve.

 

O programa Ciência4All será «um novo espaço dedicado à comunicação de Ciência para todos e feita em inglês».

Palestras e saídas de campo serão os dois meios que o CCVL utilizará para informar e envolver a comunidade estrangeira do concelho de Lagos e concelhos adjacentes.

 

Esta nova oferta do Centro Ciência Viva de Lagos «surge da necessidade sentida por parte desta instituição de ser também relevante para uma parte considerável da comunidade algarvia – os estrangeiros», explica o CCV.

 

As palestras serão ministradas sobretudo por investigadores estrangeiros da Universidade do Algarve, com uma frequência bimensal, às sextas-feiras, ao fim do dia.

 

Intercalando com as palestras, o Centro apresenta um programa de saídas de campo, orientadas por elementos do CCVL, em formato bilingue, com custo fixo por participante, aos sábados de manhã.

 

Nesta primeira palestra de 2018, Wolfgang Link, investigador do Centro de Investigação Biomédica da Universidade do Algarve, irá debruçar-se sobre o tema “Fighting Cancer – where do we stand and what is the future”.

 

Resumo da Palestra: Com base no progresso tecnológico das ciências da vida, que permitiu o conhecimento e a compreensão das bases moleculares do cancro, a forma de encontrar novos medicamentos mudou drasticamente na última década. Estamos perante o facto de que o conhecimento acumulado nos últimos 40 anos resultante da investigação sobre o cancro resultou no desenvolvimento de melhores tratamentos.
No entanto, o cancro é uma doença muito complexa, na verdade consiste em mais de 100 doenças diferentes e o sucesso terapêutico não é igual para os diferentes tipos de cancro. O enorme progresso feito vem, no entanto, com um custo, os novos medicamentos contra o cancro são muito caros e corremos o risco de limitar o acesso a essas terapias aos ricos.

 

Wolfgang Link atualmente ocupa um cargo de professor assistente no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM, Universidade do Algarve). É chefe do Departamento de Oncobiologia e coordenador de Investigação Translacional no Centro de Investigação Biomédica (CBMR, Universidade do Algarve).
Wolfgang Link é doutorado em Neurociência Molecular (a parte experimental foi realizada no Instituto Cajal em Madrid, 1995 – 1999) pela Universidade de Hamburgo (Alemanha). No decorrer da sua carreira científica esteve no Centro Nacional de Biotecnologia (CNB) em Madrid; na empresa de biotecnologia Elegene GmbH e no Centro Nacional de Investigações Oncológicas (CNIO).
Wolfgang Link conta com mais de 20 anos de experiência em pesquisa biomédica, refletida em mais de 60 publicações, três patentes, muitas palestras e apresentações plenárias em conferências internacionais. A investigação no laboratório de Link está focada na sinalização do cancro, bem como na descoberta de alvos e drogas.

Esta palestra será a primeira do novo programa Ciência4All, dirigido sobretudo, à comunidade estrangeira residente no Algarve.

Banner Content
Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment