Tuesday, October 16, 2018
Banner Top

O curso teórico on-line fornece a formação teórica mínima para obter acreditação com o nível de investigador e está elaborado de acordo com as recomendações da FELASA para a categoria B. Todas as aulas foram elaboradas por pessoas competentes nas respectivas áreas. A listagem dos título das aulas está permanentemente disponível no site da SPCAL, bem como os objectivos de cada sessão. O curso encontra-se também em actualização para seguir as directrizes da Comissão Europeia referentes à formação em Ciências de Animais de Laboratório.

Este formato de formação permite:

acesso fácil, rápido à formação em qualquer ponto geográfico

flexibilidade de estudo e aprendizagem

complementar cursos de formação prática

redução de custos com a formação (individuais e institucionais)

realização da avaliação próxima e frequente

Público Alvo

Este curso destina-se principalmente aos candidatos que desejem solicitar acreditação nas categorias de Investigador ou Técnico de Investigação à Direcção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), mas também às pessoas que pretendam adquirir conhecimentos teóricos básicos na área das Ciências de Animais de Laboratório.

Para obter creditação pela DGAV, este curso terá de ser complementado com 20h de formação prática, em conformidade com as recomendações da FELASA. Embora a SPCAL costume organizar cursos práticos com regularidade (2-3/ano), a inscrição no Curso Teórico Online não garante a disponibilização de formação prática por parte da SPCAL.

Duração
 

As sessões deste curso foram desenhadas de forma a que a sua duração compreendesse no  mínimo 20 horas de leitura.

Local

Disponível após inscrição e pagamento. Os conteúdos estarão temporariamente disponíveis com password individual.

A avaliação será o único momento presencial desta acção de formação e será realizada em várias datas ao longo do ano e em várias localizações geográficas, a propor pela SPCAL.

Avaliação

A avaliação será realizada em exame escrito presencial em data e local a propor pela SPCAL, aquando da inscrição ou ao longo do período de acesso aos conteúdos do curso, tendo em conta a localização geográfica do(s) avaliado(s). Embora a data e local do exame sejam designados pela SPCAL, o examinando deve propor-se realizar o exame no máximo 6 meses após a inscrição.

O exame, com a duração de 90 minutos, será composto por 100 questões de escolha múltipla, com 4 opções de resposta cada, das quais apenas uma está correcta. O assinalar de resposta incorrectas não subtrai cotação ao exame. A aprovação requer um mínimo de 60% de sucesso no exame.

Cada inscrição permite uma repetição da prova sem custos adicionais. Para realização da avaliação poderá inscrever-se de acordo com a sua conveniência geográfica nas datas de exame divulgadas pela SPCAL ou indagar sobre datas e locais alternativos. No caso de grupos com mais de 20 participantes de uma mesma Instituição, a SPCAL disponibiliza-se para realizar a avaliação nessa Instituição.

A SPCAL encontra-se neste momento a ensaiar uma plataforma de testes on-line para alunos radicados fora do país, que se espera possa estar em funcionamento até final de 2017.

 

Inscrição

Para se inscrever clique no link de inscrição que se encontra no fundo da página de divulgação deste curso. Preencha os campos do formulário de registo e indique a sua futura password de acesso aos conteúdos. Após receber o e-mail de confirmação do registo deve efectuar o pagamento e enviar um comprovativo para o endereço cursoteorico@spcal.pt. Uma vez confirmado o pagamento receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição e bem como da activação da password. A partir desta altura e até à realização do exame (o qual deve ser requerido até ao máximo de 6 meses após esta data) tem acesso aos conteúdos do curso. No caso de grupos com mais de 20 participantes de uma mesma Instituição a SPCAL disponibiliza-se para realizar a avaliação nessa Instituição. Veja por favor os detalhes das condições especiais para mais de 20 participantes.

Informações

www.spcal.pt
cursoteorico@spcal.pt  – Nuno Henrique Franco
Preço: sócios da SPCAL 100€; não sócios 130€
Condições especiais para grupos de mais de 20 participantes (clique aqui)

Desenho e Coordenação

Ana Isabel Moura Santos, PhD – SPCAL e Departamento de Fisiologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Nova de Lisboa.
Dolores  Bonaparte, DVM – SPCAL e Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa.

Temas abordados

Anatomia e fisiologia de peixes, roedores e lagomorfos

Comportamento e Ambiente

Bem-estar Animal e Sinais de perturbação

Acomodação – macro e micro ambiente

Alimentação e Nutrição

Estatuto sanitário e controlo microbiológico

Transporte

Manipulação, Contenção e Métodos de identificação

Standardização e Manipulação Genética

Administração de Substâncias e Colheita de Amostras

Anestesia e Analgesia

Cuidados pré e pós cirúrgicos

Eutanásia

Ética e os  3 Rs

Integridade Científica e Desenho Experimental

Saúde e Segurança

Legislação e Recomendações Europeias e Nacionais

Este curso abrange temas referentes a peixes, roedores e lagomorfos

 

Autores das aulas

Ana Isabel Moura Santos, Ana Nóvoa, Ana Paula Martins, Anna Olsson, Carla Fernandes, Dolores Bonaparte, Heber Alves, Isabel Carvalho, Joana Bom , Joana Corte Real, Joana Marques, Lara Carvalho, Leonor Galhardo, Luis Antunes, Luísa Guardão, Magda Carlos, Maria Alexandra Ribeiro, Maria Guarino, Nuno Marques Pereira, Ricardo A. Afonso

 

Para mais informações contactar: vsfernandes@ualg.pt

Banner Content
Tags: , , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment