Os testes para uma incrível vacina que previne os diabetes do tipo 1 em criança vão começar em 2018. A vacina, é o resultado de anos de desenvolvimento, e apesar de não ser uma cura de todo, irá à partida providenciar ao paciente imunidade contra o vírus que faz com que o sistema imunológico promova um ataque a si mesmo.

Esta vacina deriva de uma pesquisa com a duração de cerca de duas décadas, da responsabilidade da Universidade de Tampere na Finlândia, e a pesquisa detectou uma sólida ligação entre o vírus Coxsackievirus B1 e uma reacção auto-imune que faz com que o corpo ataque as células do pâncreas.

Os diabetes tipo 1 são menos comuns do que os do tipo 2 (que costuma afectar indivíduos de idade mais avançada), e caracterizam-se pela diminuição da capacidade de produzir insulina, que é utilizada pelas células para absorver a glucose através do sangue, e este défice é resultado da destruição de células pancreáticas chamadas células beta, na maior parte dos casos nos primeiros anos de vida.

Ainda não existe uma explicação para o motivo pelo qual o nosso corpo classifica as células como inimigas, embora possa ser um erro na identificação genética das células do individuo.

O virologista Heikki Hyöty da Universidade de Tampere, sugeriu que poderá ser uma infecção por um tipo de enterovírus, o mesmo tipo de vírus da poliomielite e meningite, e há bastante tempo que se suspeita de uma ligação entre este grupo de patogénicos e os diabetes.

Claro que após os testes terem sucesso, poderemos ter de aguardar cerca de oito anos até que a vacina possa chegar ao mercado e realmente fazer a diferença, apesar de esta espera pode parecer gigante, quando comparada com o desespero dos pais que todos os anos vêm filhos nascer com esta doença, estamos apenas a um pequeno passo que diminuir o número de pessoas afectadas por este mal.

Esta vacina deriva de uma pesquisa com a duração de cerca de duas décadas, da responsabilidade da Universidade de Tampere na Finlândia.

Tags: ,