Friday, April 26, 2024

O desenvolvimento do coração é um processo altamente complexo composto por uma série de eventos ordenados espacial e temporalmente ao nível molecular. Para entender de que modo estes eventos são controlados e coordenados, é necessário estudar a expressão genética subjacente a este processo. Assim, para ajudar os investigadores nesta árdua tarefa, o CBMR acaba de desenvolver, através do Laboratório de Biologia de Sistemas, a ferramenta HeartEXpress. Trata-se de uma plataforma web que procura ajudar os investigadores a analisar um conjunto de dados de expressão genética associados a problemas cardíacos.
A atual versão da plataforma funciona como uma mega-base de dados que integra vários estudos em humanos e ratos e que permite identificar padrões genéticos comuns relevantes no processo de desenvolvimento cardíaco.
Esta ferramenta pode, assim, relevar-se fundamental para a compreensão do processo de desenvolvimento cardíaco e para o desenvolvimento de novas terapias em medicina regenerativa cardíaca.

Saiba mais em: http://heartexpress.sysbiolab.eu/

Tags: , , , , , , , , , , , , ,