Friday, April 26, 2024
Banner Top

 

Ana Grenha, investigadora do CBMR, e responsável pelo Laboratório de Drug Delivery, encontra-se a tentar desenvolver um sistema de administração de fármacos por via pulmonar para o tratamento da tuberculose. Sendo esta doença tratada, convencionalmente, por via oral, através de terapêuticas que são, na maior parte das vezes, bastante prolongadas e estão associadas a efeitos severos, a equipa de investigadores está a procurar uma alternativa ao tratamento convencional através dos polissacáridos, materiais de origem natural.

Assim, ao tentar explorar as capacidades menos conhecidas destes materiais, Ana Grenha e a sua equipa procuram testar uma nova abordagem, por via pulmonar, sustentada no facto da doença ser de foro respiratório, com a bactéria causadora a alojar-se na região alveolar dos pulmões.

Para tal estão a ser desenvolvidas micropartículas de polissacáridos que, após inalação, alcançam a zona alveolar onde estão as bactérias, verificando-se, assim, um acesso mais fácil dos fármacos ao local de ação.

Acresce que, especificamente, e neste tipo de doença, as bactérias se alojam dentro de células específicas – chamadas macrófagos alveolares.

Por terem uma composição que favorece a captura por essas células, as micropartículas parecem conseguir ser facilmente internalizadas, co-existindo no mesmo local que as bactérias, o que se espera que potencie o efeito terapêutico.

Assim, na base da ideia de investigação, está o desenvolvimento de sistemas que permitam reduzir as doses de fármacos administradas, bem como a duração total do tratamento em casos de tuberculose.

 

Destaque-se, ainda, e para finalizar, que alguns dos polissacáridos usados para produzir as micropartículas são abundantes na região do Algarve, sendo aproveitados, por exemplo, da goma de alfarroba e de outros elementos de origem marinha como o fucoidan e o quitosano.

Banner Content
Tags: , , , , , , , , , , ,

Related Article

0 Comments

Leave a Comment