Friday, April 26, 2024

Este pequeno livro é consequência do curso de “Redes Sociais para Cientistas”, leccionado em 2014, na Escola Doutoral da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de um curso de três dias, onde estudantes de doutoramento, investigadores e professores são iniciados na utilização das redes sociais na investigação científica e na docência.
Apesar de ser um manual de fácil desactualização, tal é a velocidade com que as redes sociais evoluem, pareceu-nos que outros investigadores no espaço lusófono poderiam beneficiar da nossa experiência e ter aqui uma primeira abordagem (ainda que incompleta e superficial) ao que pode e deve ser o envolvimento da comunidade académica na Web 2.0.

“As redes sociais são hoje uma ferramenta indispensável de contacto dentro da World Wide Web, juntando milhões de utilizadores à volta de um interesse comum. No campo da comunicação da ciência, estas redes são importantíssimas na difusão da informação proveniente de investigadores e de instituições, facilitando a sua disseminação a um público muito vasto”.

Tags: , , , , , ,